5 dicas para melhorar sua comunicação empresarial

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No mundo dos negócios, é cada vez mais importante saber como se comunicar com o público em geral, de maneira clara e objetiva. Mas como fazer isso? O blog Café e Informação selecionou 5 dicas para melhorar sua comunicação empresarial. Então vamos lá!

 

1 – Use as redes sociais

Antes de começar, uma pequena curiosidade: no ranking disponível no relatório Global Mundial de 2019 sobre as plataformas mais usadas no Brasil, o Facebook perdeu a coroa de rede social mais popular no país para o Youtube: 95% dos internautas brasileiros estão inscritos na plataforma de vídeos do Google.

Ainda assim, a rede social de Mark Zuckemberg tem 130 milhões de usuários no Brasil, seguido pelo Whatsapp (89% dos brasileiros com smartphone usam o “zap-zap”), Instagram, Facebook Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Skype e Snapchat.

São números gigantescos. Por isso, é importante planejar bem sua estratégia para engajamento nas redes sociais e lembrar que cada plataforma tem suas particularidades: algumas são voltadas para networking, outras para assistir ou compartilhar fotos, vídeos e informações com amigos e pessoas conhecidas.

O ponto em comum de todas é seu enorme potencial para divulgar produtos ou serviços e fechar muitos negócios.

Sendo assim, você quer saber como melhorar sua comunicação empresarial nas redes sociais?

Em primeiro lugar, faça uma pesquisa sobre um tema popular do momento que tenha relação com o serviço ou produto que sua empresa vende.

Descubra também qual rede social está mais de acordo com o seu público. Use templates simples, limpos, com mensagens curtas e diretas para atrair a atenção de internautas. A criatividade é fundamental para aproveitar as oportunidades.

 

2 – Invista em publicidade paga na internet

Você já deve ter ouvido falar em Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads mas não sabe direito como isso funciona?

Todos os Ads citados são plataformas de publicidade paga.

No Google Ads, por exemplo, existem diversas formas de divulgar o seu site: anúncios de palavra-chave que geram links no momento de uma pesquisa no Google, um banner com o nome da sua empresa em algum outro site (remarketing) ou até mesmo anúncios que surgem antes de assistir um vídeo no Youtube, por exemplo.

No Facebook e Instagram, a publicidade aparece em forma de post, seja com uma chamada para um texto em blog ou um template falando sobre um, digamos, novo curso que você precisa conhecer.

E isso funciona?

Pode acreditar que sim!

Com uma estratégia bem definida de palavras-chave que estejam de acordo com o produto ou serviço que sua empresa vende, as chances de ser visto pelo público certo é maior ainda.

No caso das redes sociais, o planejamento também é feito com foco no público-alvo.

Quer um exemplo? Digamos que você é dono de um bar na cidade do Rio e seus clientes estão dentro de uma determinada faixa etária.

Saiba que é possível fazer campanhas de publicidade apenas para um bairro ou região desta localidade e determinar a idade do público, por exemplo, que vai receber as informações sobre o seu estabelecimento.

O sucesso da empreitada vai depender de como você conhece o seu público-alvo e da sua comunicação empresarial.

 

3 – Faça envios de newsletter

É bem provável que sua empresa tenha um banco de dados com o e-mail de clientes e prospects. Caso tenha, uma boa forma de manter um relacionamento com o seu público é através do envio de newsletter.

A newsletter é um boletim informativo regular enviado para assinantes, ou seja, um e-mail que pode ser recebido por alguém que se cadastrou no seu site.

E por que esta é uma excelente forma de comunicação empresarial?

Porque você mantém um canal de informações com o seu público e obtém diversos feedbacks: quem abriu o sua newsletter, se houve algum clique no link direcionado para o site de sua empresa, quantas vezes determinada pessoa visualizou o e-mail, entre outras funcionalidades valiosas.

Este serviço pode ser feito de maneira paga ou gratuita em diversas plataformas. Uma das melhores e mais simples de usar é a Mailchimp.

 

4 – Crie um blog sobre o que sua empresa faz

O blog corporativo é um canal de comunicação que vai disponibilizar novas informações sobre o que você faz para o seu público.

Inclusive, em outro post, falamos sobre a importância de ter um blog. No entanto, vamos mostrar a seguir alguns exemplos que podem ser úteis:

Um blog de consultoria financeira pode dar dicas importantes para organizar suas finanças pessoais ou uma academia de ginástica com posts sobre os benefícios de determinado exercício físico para a saúde.

Lembre-se de que um blog precisa agregar conteúdo para o leitor e não apenas “vender” pura e simplesmente sua marca. Esta é uma boa forma de conseguir engajamento.

Com um blog, é possível atualizar constantemente informações do seu site com conteúdo relevante.

Este é um fator importante, inclusive, para melhorar o posicionamento de sua página nas buscas da internet e tornar sua comunicação empresarial mais eficiente.

Deste modo, existem inúmeras possibilidades e oportunidades para explorar um blog corporativo e impulsionar as vendas.

 

5 – Tenha uma assessoria de imprensa

Aqui no Blog Café e Informação, em outro post, já abordamos  a importância de uma boa assessoria de imprensa e como ela pode ajudar sua empresa a atingir seu público-alvo, tornando sua marca conhecida e alcançando excelentes resultados.

Além de todas estas grandes oportunidades que a sua comunicação empresarial pode ter, uma boa assessoria de imprensa pode desempenhar um papel parecido ao do marketing digital e melhorar seus resultados na busca do Google ou nas redes sociais, por exemplo.

Se a sua marca aparece em algum portal de notícias ou site de jornal com alto D.A., ou Domain Authority (autoridade de domínio), isto vai impulsionar o ranqueamento do seu site no Google, por exemplo, já que a relevância do D.A. terá influência na classificação dos mecanismos de busca.

Acredite: virar notícia também é muito positivo e eficaz na internet.

E tem mais: aqui na Agência Lettera atuamos com profissionais experientes e capacitados em assessoria de imprensa e marketing digital – com produção de conteúdo e inbound marketing – para alcançar os melhores resultados e ajudar sua empresa a ser vista pelo público certo.

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