Vale a pena ter um blog? Conheça 5 bons motivos

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Twitter
WhatsApp

20 anos após o surgimento do termo blog – foi criado por Jorn Barger em 1997 e era chamado de weblog – ele continua firme, forte e influente. Quer saber por que vale a pena ter um blog? Vamos mostrar 5 boas razões:

 

1 – Ter informação em primeira mão

Os blogs se transformaram em um meio de comunicação indispensável principalmente para quem busca novidades sobre lançamentos de produtos, informações quentes sobre novas empresas de tecnologia, os bastidores da política, as novas tendências sobre o mundo da moda, arquitetura, turismo, comportamento, entre outras áreas.

A revista Isto É preparou uma lista com os blogs mais influentes e bem-sucedidos do mundo, como o Engadget, GizModo, Boing Boing, The Huffington Post.

 

2 – Criar autoridade sobre um determinado assunto

Foi-se o tempo em que um site institucional era o bastante para uma empresa. Nos tempos atuais, páginas assim servem como um cartão de visitas no ambiente online, mas são insuficientes para ganhar destaque no meio de tanta concorrência. Vejamos alguns dados:

Existem aproximadamente 1 bilhão e meio de websites na internet, sendo que 200 milhões estão ativos – no Brasil são mais de 4 milhões de domínios. Diante destes números então, o que pode ser feito para chamar atenção no meio da multidão?

Uma boa estratégia é criar um blog com conteúdo de qualidade. Dessa forma, ele pode se transformar, assim, em um poderoso canal de comunicação de uma empresa com o público.

Uma das principais funções dos blogs corporativos é disponibilizar rotineiramente novas informações sobre o seu produto ou serviço para o usuário. Vejamos alguns exemplos de como ele pode ser utilizado:

O blog de uma consultoria financeira que dá dicas importantes para organizar suas finanças pessoais, ou então uma academia de ginástica com posts sobre os benefícios de determinado exercício físico para a saúde, por exemplo.

 

3 – Melhorar a divulgação de sua marca

Um blog precisa ser planejado de acordo com sua persona (personagem fictício com características demográficas aproximadas do consumidor que se busca alcançar). Desta forma, o conteúdo é construído de maneira específica, aumentando assim possibilidade de retorno.

Como o conteúdo de um site institucional costuma ser estático, suas chances de aparecer nos mecanismos de busca orgânica na internet são reduzidas.

O Google, entre as variáveis que utiliza para ranquear um site, leva em consideração se uma página apresenta conteúdo novo com frequência. Através de um blog isso é possível.

 

4 – Ajudar na tomada de decisão para adquirir um produto ou serviço

Em post anterior no blog Café e Informação, mencionamos a mudança no comportamento do consumidor na busca por informações ao adquirir um bem ou serviço na internet.

Um estudo da Social Miner indicou que 75% das pessoas fazem pesquisas na internet antes de realizar uma compra.

O levantamento também indicou que, em relação às lojas físicas, 50% dos entrevistados realizam buscas online antes de adquirir um produto.

A pesquisa ainda mostrou que 38% dos entrevistados desejam fazer pesquisa de preço, 22% procuram alguma informação sobre o produto e 10% querem saber a opinião de outros compradores. Diante disso, o potencial de leitores de um blog é imenso.

 

5 – Ser muito mais barato do que a publicidade tradicional

Você já deve ter ouvido falar da expressão “uma câmera na mão e uma boa ideia na cabeça?” Então saiba que a estratégia do blog vai por um caminho parecido.

As novas tecnologias aumentaram significativamente o alcance das novas mídias. Muitos blogueiros fizeram sucesso na internet com poucos recursos e muita criatividade.

Blogs são muito mais baratos do que a publicidade tradicional, aquela que conhecemos por divulgar uma marca em anúncios de jornais, revistas, comerciais de TV, banners, folhetos, outdoors.

Outra vantagem do blog são métricas que apresentam, quase que em tempo real, o número de cliques, o tempo de permanência do usuário no blog, se outros posts também são visualizados, quantos usuários retornaram ao blog, entre outras informações.

Aqui na Agência Lettera, desenvolvemos sites e blogs com estratégias customizadas de conteúdo voltado para a atividade de sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *