7 (bons) motivos para ter uma assessoria de imprensa

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Existem inúmeras oportunidades para fortalecer sua marca com notícias de interesse pessoal, coletivo ou midiático do seu público-alvo na imprensa. Listamos  7 bons motivos para sua empresa ter uma assessoria de imprensa:

 

1 – A confiança na imprensa no Brasil é maior que a média mundial

Um relatório sobre Notícias Digitais de 2022, disponibilizado pelo Reuters Institute, mostrou que 48% dos brasileiros confiam nas notícias na grande maioria do tempo. A média global ficou em 44% (nos Estados Unidos em 26%). Foram entrevistadas pessoas em mais de 40 países.

O que isso quer dizer? Que praticamente metade da população no Brasil acredita nas notícias que saem na imprensa. Isso é credibilidade que sua marca pode atingir graças ao trabalho de uma boa assessoria de imprensa.

Este é o primeiro dos bons motivos para ter uma assessoria de imprensa. Confira os outros:

 

2 – Aumentar a visibilidade de sua empresa

Quem não gostaria de ver a imagem de sua empresa ou serviço se transformar em notícia positiva?

Um conteúdo relevante e diferente é um dos segredos para atrair a atenção do leitor, do internauta, do telespectador ou do ouvinte, de acordo com o meio de comunicação utilizado.

Uma boa assessoria de imprensa pode descobrir os pontos fortes dentro de sua organização e transformá-los em pautas interessantes para a imprensa, potencializando a exposição de sua marca nos meios de comunicação.

 

3 – Dar credibilidade para a sua marca

É bem provável que em algum momento você tenha lido uma entrevista com algum especialista sobre determinado assunto e pensado: como essa pessoa é competente!

Grande parte das reportagens produzidas tem sempre a opinião de um profissional experiente e com capacidade técnica para dar o embasamento necessário a uma matéria jornalística.

Em muitos casos, esta competência, alinhada ao bom relacionamento com jornalistas, faz com que esta “fonte” seja sempre requisitada.

 

4 – Virar fonte de informação para jornalistas

Uma boa fonte de informação é um dos pilares necessários para a construção de uma matéria relevante para o público. Além do mais, 10 entre 10 repórteres estão sempre atrás de um “furo jornalístico” – jargão para quem dá a notícia em primeira mão.

Ser uma fonte confiável e ágil para dar uma informação precisa antes dos outros pode, então, contar muitos pontos em uma boa relação com a imprensa.

 

5 – Melhorar os resultados nas buscas do Google

Se durante o período pré-internet era importante aparecer em veículos de imprensa, hoje em dia isso se tornou fundamental para aumentar a divulgação de sua marca no meio digital. 

Ter uma boa assessoria de imprensa também vai aumentar sua visibilidade na internet.

Notícias positivas relacionadas à sua empresa em portais de notícias geram links que vão impulsionar o seu posicionamento no ranking dos mecanismos de busca do Google.

O Google entende que matérias jornalísticas são de utilidade pública e, por este motivo, o link gerado por uma reportagem sobre sua marca terá um ranqueamento ainda maior nas buscas. 

Acima de tudo, é importante também que a assessoria de imprensa produza releases contendo as keywords (palavras-chave) definidas para sua empresa.

Quando a sua marca virar notícia, o Google irá usar estas keywords junto com os links gerados para fazer a indexação de sua página, o que vai contribuir para aumentar sua visibilidade e autoridade nas pesquisas na internet.

 

6 – Prevenir e gerenciar crises

Este é um dos bons motivos para ter uma assessoria de imprensa

Nenhuma empresa está imune contra fatalidades. Quando acende a luz vermelha de alerta, é importante ter uma equipe de profissionais capacitados para cuidar da comunicação de maneira rápida, direta e com informações corretas.

O Meio e Mensagem publicou um texto de Lidsay Stein, do Advertising Age, com o caso Samsung que, em 2016, sofreu com perdas de R$ 2,3 bilhões de dólares graças às explosões envolvendo o Galaxy Note 7.

Por conta disso, o post demonstrou como a gigante coreana de tecnologia poderia ter tomado medidas que reduziriam a crise que enfrentou.

Lidsay ouviu especialistas que destacaram medidas que deveriam ter sido implantadas, como: a transparência com os consumidores, mídias, reguladores e acionistas; a importância de ser o primeiro a informar tudo o que está sendo feito para solucionar o caso, afastando, assim, os boatos que possam surgir.

A honestidade também é um item valioso na gestão de crise. Especialistas destacam que é primordial prometer apenas o que pode ser cumprido e mostrar os progressos feitos.

Também é vital “dar uma cara” à empresa – ter um porta-voz para dar mais confiança aos consumidores e acionistas, ou seja, alguém preparado para passar todas as informações de maneira precisa.

 

7 – Ter media training

O media training é um treinamento realizado com o objetivo de preparar o representante de uma empresa ou organização – geralmente um diretor ou o presidente – para dar entrevistas à imprensa.

A preparação do porta-voz inclui como ele deve agir e falar diante dos jornalistas, um briefing sobre as informações que serão passadas, as características do veículo que vai realizar a entrevista, qual é a vestimenta mais adequada caso o entrevistado apareça na TV, entre outras considerações.

No post anterior do blog Café e Informação, foi possível ver que, por conta do uso das sociais, o media training deixou de ser apenas uma capacitação de como agir e falar diante das câmeras de TV.

Conteúdos de posts, vídeos e fotos publicados podem causar enormes prejuízos à própria imagem. O texto cita alguns casos que deram o que falar e resultaram em demissões de funcionários de altos cargos em multinacionais.

Portanto, é extremamente importante ter uma assessoria de imprensa preparada e experiente.

Aqui na Agência Lettera, nossa equipe vai analisar e definir a estratégia de comunicação mais adequada para divulgar a sua imagem.

Temos um ótimo relacionamento com jornalistas dos principais veículos de imprensa do Rio de Janeiro e do Brasil.

Venha comprovar na prática todos os bons motivos para sua empresa ter uma assessoria de imprensa.

Que tal marcarmos um café e conversarmos mais?

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