Conheça 6 erros de comunicação empresarial

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Muitas empresas acreditam que basta criar posts de maneira aleatória e divulgar nas redes sociais para ter sucesso. Isso não é tão simples quanto parece. Veja 6 erros de comunicação empresarial que você pode estar cometendo:

 

1 – Divulgar apenas no Facebook não vai fazer sua empresa vender mais

Facebook anunciou em 2018 uma mudança nos feeds exibidos com o objetivo de priorizar posts de amigos, conhecidos e parentes.

Isso diminuiu o alcance orgânico de empresas, marcas, mídias e personalidades.

Por conta disso, o Facebook quis “maximizar a quantidade de conteúdo com interação significativa que as pessoas consomem.”

O que isso quer dizer na prática? Que o Facebook passou a dar prioridade às postagens de pessoas conhecidas do usuário.

Com essa medida, o Facebook estimula a publicidade paga, também conhecido como Ads.

 

2 – Não ter um site

A pandemia da Covid-19 mudou o comportamento do consumidor, como mostramos aqui no Blog.

Segundo o Sebrae, 40% das pessoas passaram a fazer compras pela internet desde o início das medidas de distanciamento social. E muitos dizem que vão manter esses hábitos.

As redes sociais podem atrair leads e converter em vendas.

Mas é preciso diversificar: quanto mais canais de comunicação, mais chances de sucesso, o que inclui um site.

Mas é preciso ter uma página moderna, responsiva para smartphones de tablets.

Assim, sua empresa terá uma vitrine para mostrar seus produtos ou serviços, além de passar uma imagem de credibilidade.

Além do mais, um site aumenta sua visibilidade no Google, o mecanismo de buscas mais utilizado na internet.

 

3 – Ter um site e não ter uma página nas redes sociais

A estratégia de divulgação de uma empresa deve usar diferentes canais de comunicação e integrá-los.

Não basta apenas ter um site. É preciso aparecer nas redes sociais.

Um conteúdo de qualidade, direcionado para os diferentes públicos das diversas redes sociais vai atrair mais visitantes.

Entender melhor como funciona cada rede social e definir uma estratégica pode gerar grande resultados.

Um exemplo: quando o usuário acessa o Facebook, ele tem interesses e objetivos diferentes de quando está no Linkedin, uma rede social voltada para negócios.

 

4 – Não criar conteúdo novo e de qualidade

Como diz o velho ditado, “que quem não aparece não é visto.” Essa máxima também se aplica à internet.

Ter páginas nas redes sociais sem atualizá-las com os produtos ou serviços que sua empresa vende não vai atrair visitantes.

Este é mais um erro de comunicação empresarial.

O mesmo vale para ao site ou blog empresarial.

O Google, por exemplo, utiliza inúmeras variáveis – cerca de 200 – para ranquear uma página na sua busca orgânica.

Muitas destas variáveis são relacionadas a novos conteúdos, de qualidade, que agreguem valor à experiência do usuário no site.

Por isso, é importante ter uma estratégia de comunicação que apresente sempre novas informações.

Blogs relacionados à atividade de sua empresa proporcionam conteúdo atrativo e relevante.

Mostramos em um post anterior algumas dicas sobre o tema.

 

5 – Não responder aos e-mails ou comentários deixados no blog ou nas redes sociais

Quase tão importante quanto produzir conteúdo para atrair visitantes é responder os seus comentários.

As pessoas apreciam vídeos bem produzidos e posts que tragam informação relevante, mas gostam ainda mais de respostas rápidas e esclarecedoras que tragam soluções para um problema que você pode resolver.

O bom relacionamento com o público é um fator fundamental na comunicação empresarial.

 

6 – Não usar hashtags nas postagens em redes sociais

Mais um dos 6 erros de comunicação empresarial.

Se você não faz isso, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de aumentar o alcance do seu conteúdo, principalmente no Instagram e no Twitter.

Para quem não sabe, a hashtag é aquele símbolo do jogo da velha (#) muito utilizado nas redes sociais para transformar palavras-chaves sobre um tema em hiperlinks nas pesquisas.

Esta é uma importante ferramenta para alavancar conteúdo, desde que a estratégia para o uso das hashtags seja apropriada para o seu objetivo.

Elas servem para se conectar com os clientes ao identificar o que os seguidores procuram, além de indicar os temas mais populares.

Portanto, antes de definir o tipo de comunicação empresarial, planeje também sua estratégia e o perfil do consumidor que busca atingir.

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