Assessoria de imprensa: verdades e mentiras

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Muita gente já ouviu falar em assessoria de imprensa, mas ainda não sabe exatamente qual é sua função. Este post vai te ajudar a esclarecer dúvidas comuns (e refutar algumas lendas) e ajudar a entender o que faz um assessor de imprensa.

 

Ao contratar uma assessoria de imprensa, estou com espaço garantido na mídia?

Falso!

Esta sem dúvida alguma é uma das maiores lendas sobre o assunto.

Em primeiro lugar, a assessoria de imprensa trabalha para buscar temas relacionados à sua imagem que sejam de utilidade pública para aparecer na mídia.

A assessoria de imprensa é diferente da publicidade, em que você paga para assegurar um espaço de propaganda.

Por este motivo, é importante esclarecer que não há 100% de garantia de que a pauta que você tentou emplacar vire notícia.

Caso isso não ocorra, a assessoria de imprensa precisa mudar a estratégia ou planejar uma nova pauta.

Se uma assessoria de imprensa disser que seu espaço na mídia está 100% garantido, fuja enquanto é tempo!

 

Contratei uma assessoria de imprensa e não vou aparecer na mídia?

Falso!

Como foi dito anteriormente, a assessoria de imprensa vai buscar os pontos fortes de sua organização para transformá-los em pautas que atendam o interesse público .

Além do mais, dependendo da especialidade de sua empresa, é possível transformá-la em fonte de informação para jornalistas sobre uma pauta que necessite a opinião de um especialista.

Em outro post no Blog Café e Informação, listamos 6 pontos positivos sobre ter uma assessoria de imprensa.  

 

Um bom trabalho de assessoria de imprensa pode dar resultados?

Verdadeiro.

Com certeza pode!

É possível ampliar a divulgação de sua marca através de uma boa assessoria de imprensa para atingir o seu público-alvo.

Temos inclusive um exemplo aqui na Agência Lettera Comunicação:

No final de 2019, fizemos a assessoria de imprensa da campanha Selarón Pedaços do Mundo, um projeto de Matchfunding (ou vaquinha virtual) escolhido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que arrecadou fundos para um plano de revitalização da escadaria Selarón, na Lapa, um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro.

A campanha, liderada pela Liga Independente de Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Liguia), apareceu em diversos veículos de comunicação como o RJTV, da TV Globo, na Revista Isto É e portais de notícias de outros estados, como o Diário de Pernambuco, para citar um exemplo.

O Selarón Pedaços do Mundo foi um sucesso: a meta de R$ 131 mil foi batida (o BNDES pagou R$ 2 para cada real arrecadado) 26 dias antes do prazo final da campanha no site Benfeitoria.

Ou seja, uma assessoria de imprensa eficiente pode trazer ótimos resultados.

 

Posso melhorar minha presença no Google graças à assessoria de imprensa?

Pode sim!

Se durante o período pré-internet era importante aparecer em veículos de imprensa, hoje em dia passou a ser vital para aumentar sua divulgação no meio digital.

Notícias positivas relacionadas à sua empresa em portais de notícias geram links que vão impulsionar o seu posicionamento no Google.

Portanto, é importante também que a assessoria de imprensa produza releases contendo as keywords (palavras-chaves) que estejam de acordo com o que você atua.

Quando a sua marca vira notícia, o Google usa estas keywords junto com os links gerados para fazer a indexação de sua página, o que vai aumentar sua visibilidade e autoridade nas pesquisas na internet.

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