A Convid-19 e o isolamento social tiraram os clientes das ruas e afetaram a economia. Por esta razão, passou a ser fundamental para o empreendedor migrar sua empresa para a internet. Quer saber como? Confira 5 dicas para sua empresa ser digital em 2020.
No evento “Reage Rio!”, dos jornais O Globo e Extra, sobre “Comércio local: apoio, desafios e oportunidades”, Antonio Neto, do Sebrae, afirmou que 40% dos pequenos negócios pararam suas atividades desde o início da quarentena.
Outros 50% continuam atuando de maneira parcial e só 10% de forma integral.
Além disso, de acordo com Alvarenga, 30% das micro e pequenas empresas brasileiras já estavam fazendo sua migração para o online, mas, por conta da pandemia, agora são 55%.
O hábito dos consumidores também mudou: 40% passaram a fazer compras pela internet, e muitos dizem que vão manter esses hábitos.
Por conta disso, veja 5 dicas para sua empresa ser digital em 2020:
1 – Tenha um site
Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 97% dos internautas fazem pesquisas online antes de comprar um produto.
É interessante ver que este levantamento foi feito em 2019, antes da pandemia.
Entre os itens mais buscados nas pesquisas, estão eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).
Os números mostram a importância de possuir um site institucional para apresentar sua empresa a um consumidor que busca cada vez mais informações na internet.
2 – Crie páginas de sua empresa nas redes sociais
Você sabia que o brasileiro passa 3 horas e 34 minutos por dia, em média, nas redes sociais?
Foi o que revelou uma pesquisa Global Digital Report, de 2019, feita pela We Are Social.
Estamos em segundo no ranking mundial, atrás apenas das Filipinas.
E sabe qual rede social é a mais utilizada no Brasil? O Youtube, com 95% dos internautas brasileiros inscritos que acessam diariamente seus vídeos.
Segundo o estudo “Usuário do Youtube”, feito pelo Google Brasil, 91% buscam entretenimento, 77% procuram aprendizado e 71% querem conectar e criar conteúdo.
O formato de vídeo está consolidado e vai ser cada vez mais utilizado para divulgar produtos e serviços.
O que não quer dizer que você deva abandonar as outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo.
No entanto, é preciso compreender que o comportamento do internauta muda de acordo com cada rede social.
Assim como o Youtube é mais utilizado para entretenimento, o LinkedIn é voltado para negócios, parcerias e oportunidades profissionais.
Identifique as redes sociais que mais se encaixam no seu público-alvo.
E descubra qual é o tipo de comunicação mais adequado para cada plataforma.
3 – Invista em publicidade paga
No post anterior do nosso blog, mostramos que, mesmo durante a pandemia, é possível aumentar as vendas com publicidade paga.
Um cliente nosso, que passou a investir em anúncios no Google Ads, teve um aumento de mais de 400% de visitas no seu site institucional.
Também houve um crescimento de 238% no tempo médio por usuário, o que possibilitou conseguir um novo cliente a cada semana desde o início da campanha, em maio passado.
A publicidade paga funciona tanto no Google como nas redes sociais, com o Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros.
É possível selecionar opções que estejam mais de acordo com sua campanha.
Por exemplo: se você atua com comércio de rua, pode limitar a visualização apenas aos bairros mais próximos de você.
Se sua empresa comercializa moda feminina, pode segmentar suas pesquisas apenas para mulheres, escolher qual é a faixa etária do seu público-alvo, além de outras opções.
4 – Produza vídeos
Você já viu que o Youtube é a rede social número 1 entre os brasileiros.
Se antes era comum ouvir que os vídeos seriam o futuro do marketing digital, alguns profissionais da área se arriscam a dizer que esta já é uma realidade.
De acordo com uma pesquisa feita pela Cisco, 90% dos internautas preferem assistir conteúdo audiovisual do que ler um texto online, por exemplo.
Segundo o mesmo levantamento, 82% de todo o tráfego da internet serão gerados por vídeos em 2020.
Desta forma, quem conseguir criar conteúdo em vídeo para o público certo, no formato certo e na plataforma certa, será mais competitivo no marketing digital.
5 – Interaja nas redes e use hashtags com os assuntos do momento
A comunicação com o seu público através das redes sociais é primordial nos dias atuais.
Mas será que sua empresa está fazendo isso da maneira correta?
O uso das hashtags certas é uma das melhores estratégias no marketing digital.
Para quem não conhece, a hashtag é aquele símbolo do jogo da velha (#), que é muito utilizado nas redes sociais para transformar palavras-chaves em hiperlinks nas pesquisas.
É uma ferramenta usada para divulgar o conteúdo de sua empresa, desde que a estratégia para o uso das hashtags seja apropriada e o objetivo bem definido.
Elas servem para se conectar com os clientes ao identificar o que os seguidores buscam, indicam também os temas mais populares do momento, entre outros parâmetros.
Portanto, antes de definir o tipo de comunicação empresarial, planeje também a estratégia utilizada e o perfil do consumidor que busca atingir.
Estas foram 5 dicas para sua empresa ser digital em 2020.
Quer saber mais como fazer sua empresa ser digital?
Aqui na Agência Lettera, atuamos com marketing digital de resultados.
Vamos analisar sua empresa, seu público-alvo, seus concorrentes e o mercado.
Com isso, iremos definir a estratégia mais competitiva para alavancar suas vendas. #falecomagente