No ambiente competitivo da internet, é fundamental usar diversos canais de comunicação com o público. Um site institucional ainda é um dos principais meios de divulgação de uma marca.
Em primeiro lugar é preciso entender melhor a internet no Brasil: a última pesquisa do IBGE sobre o tema, em 2017, mostrou que o país tinha 126 milhões de internautas – 10 milhões a mais do que no ano anterior. O número de domicílios conectados com a web subiu de 69% para 75%.
Este é um dos motivos na mudança do comportamento do consumidor. Segundo um estudo da Social Miner, 75% das pessoas fazem buscas na internet antes de realizar uma compra.
Com relação às lojas físicas, 50% dos entrevistados realizam buscas online antes de adquirir um produto. A pesquisa ainda mostra que 38% desejam fazer pesquisa de preço, 22% procuram alguma informação sobre o produto e 10% querem saber a opinião de outros compradores.
Em alguns casos, as buscas pela internet aumentam de acordo com o produto. Para itens de maternidade e cuidados com o bebê, cerca de 90% dos entrevistados disseram pesquisar na web antes de comprar.
Você deve estar enxergando ótimas oportunidades para sua empresa na internet, mas provavelmente ainda não sabe o que fazer? Nós vamos chegar lá.
Como tornar o site institucional mais atrativo para o seu público?
Caso sua empresa ainda não tenha uma página na internet, saiba que para desenvolver um site institucional atrativo para o público – com canais de comunicação efetivos com seus clientes – é preciso um planejamento amplo e cuidadoso.
O primeiro passo é pensar em um layout simples e leve para a visualização do usuário. Foi-se o tempo em que os sites na internet pareciam álbuns de figurinhas, com milhares de imagens ocupando e poluindo visualmente cada pixel da página.
A mudança no visual das páginas surgiu graças ao aumento do uso de smartphones. Para se ter uma idéia, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), quase metade dos internautas brasileiros usam o celular para acessar a internet.
Por conta disso, é vital que o site institucional também seja responsivo, ou seja, que possa ser visualizado em diferentes plataformas, desde computadores e notebooks, passando por tablets e – principalmente – smartphones.
O conteúdo é tudo para o seu site
Não basta apenas um layout moderno, além de responsivo para diversos dispositivos, se o conteúdo da página não for relevante para o internauta.
Para isso, é preciso que o site institucional tenha informações diretas e precisas sobre o que sua empresa oferece (e que esteja de acordo com o que o usuário busca na internet).
Um conteúdo ruim faz com que os visitantes percam o interesse por sua página e saiam sem gerar leads, ou seja, sem que possam ser captados como clientes em potencial.
Por conta disso, é preciso que o conteúdo da página seja produzido para gerar valor para o seu site, atraindo novos usuários e criando muitas oportunidades.
Técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do mecanismo de busca, são fundamentais na produção do conteúdo do site institucional.
O SEO tem como objetivo melhorar o posicionamento da página nas pesquisas da web para, assim, atingir o topo do ranking de buscas orgânicas do Google, por exemplo, o site mais acessado do Brasil e do mundo.
O portal Search Engine Land estima que as empresas vão investir até US$ 79 bilhões em SEO até 2020 para gerar mais vendas.
São cifras impressionantes que mostram, assim, todo o potencial que pode ter um site institucional com informações que agreguem valor ao que o usuário busca na internet.
A importância dos blogs
Um site institucional pode ser um excelente cartão de visitas de sua empresa no ambiente online. Contudo, esta não é a única ferramenta usada para oferecer conteúdo relevante.
Um blog corporativo é um canal de comunicação que vai disponibilizar rotineiramente novas informações sobre o seu produto ou serviço para o usuário. Vejamos como ele pode ser utilizado:
O blog de uma consultoria financeira que dá dicas importantes para organizar suas finanças pessoais, ou então uma academia de ginástica com posts sobre os benefícios de determinado exercício físico para a saúde também servem como exemplos.
Com um blog, é possível atualizar constantemente informações do seu site com conteúdo relevante. Este é um fator importante que pode melhorar o posicionamento de sua página nas buscas da internet.
Deste modo, existem inúmeras possibilidades e oportunidades para explorar um site institucional na internet – e também um blog corporativo – e impulsionar as vendas.
Na Agência Lettera temos profissionais com experiência em desenvolvimento de sites e blogs para a web, além da criação de conteúdo através de técnicas de SEO. Nossa equipe vai analisar seu site e definir a estratégia mais customizada para otimizar sua página nas pesquisas online.