O que é SSL?

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Com o aumento do número de sites, é fundamental proteger os dados pessoais ao navegar – e comprar – na internet. Por este motivo, você sabe o que é SSL?

É o Secure Sockets Layer (SSL) ou camada de soquete seguro. É um protocolo para aumentar a segurança na troca de informações entre um servidor e um navegador, com proteção da integridade e veracidade do conteúdo na internet.  Vamos descobrir por que ele é muito importante para a página institucional de sua empresa.

 

Existe mais de 1 bilhão de websites. Como se proteger?

Mostramos algumas vezes aqui no blog Café e Informação que existem 1 bilhão e meio de websites na internet – aproximadamente 200 milhões ativos – e atualmente 4 milhões de domínios no Brasil.

O perfil do internauta brasileiro mudou bastante, principalmente em relação ao comércio eletrônico. O estudo Perfil do e-commerce brasileiro, feito pela BigData Corp. e o PayPal, mostrou expansão de 40% do e-commerce em um ano. Somente no primeiro semestre de 2018 o faturamento foi de 23,6 bilhões de reais, segundo a Webshoppers Ebit/Nielsen.

Assim, por conta das altas cifras envolvidas aumentaram também os riscos: a empresa de segurança digital Symantec informou que 60 milhões de brasileiros foram alvos de cibercrimes em 2017, o que gerou um prejuízo de 69 bilhões de reais naquele ano.

Diante desse quadro, como saber se um site é confiável o suficiente para disponibilizar seus dados pessoais e bancários? Saiba que o certificado SSL é uma boa proteção contra surpresas indesejáveis.

 

O que faz o SSL?

Você já percebeu que as URLs (ou endereços) de algumas páginas começam com “https://” ao invés de “http://”? O “s” adicional significa que o site é criptografado para evitar que as informações caiam em mãos erradas. Um site sem o “https://” está desprotegido contra a ação de hackers.

Quando você acessa um site com o certificado SSL, o navegador do seu computador, desktop ou smartphone vai se conectar com o servidor web, buscar o certificado e só depois disso fará o acesso para a página de maneira totalmente segura.

 

Google definiu o HTTPS como um sinal de classificação

Para promover a segurança na navegação de sites, o Google definiu o HTTPS em 2014 como fator de classificação nas buscas. Sendo assim, a página que possuir certificado SSL vai melhorar seu ranqueamento nas pesquisas da internet.

Ele também melhora os índices na taxa de rejeição de um site, um dos parâmetros que o Google utiliza para aferir a experiência do usuário na internet, já que a possibilidade de um internauta sair do site ao perceber que ele não é seguro é muito grande.

 

Como saber se um site tem certificado SSL?

É simples: a URL do site terá “https://” ao invés de “http://”. Outro indicador é o símbolo de um cadeado que vai aparecer antes do “https://”. Ao clicar no ícone, aparecerá a mensagem “a conexão é segura.”

Na Agência Lettera temos profissionais com experiência em desenvolvimento de sites e blogs para a web, além da criação de conteúdo através de técnicas de SEO. Todas as páginas desenvolvidas pela Lettera contam com o certificado SSL.

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