Com o aumento do número de sites, é fundamental proteger os dados pessoais ao navegar – e comprar – na internet. Por este motivo, você sabe o que é SSL?
É o Secure Sockets Layer (SSL) ou camada de soquete seguro. É um protocolo para aumentar a segurança na troca de informações entre um servidor e um navegador, com proteção da integridade e veracidade do conteúdo na internet. Vamos descobrir por que ele é muito importante para a página institucional de sua empresa.
Existe mais de 1 bilhão de websites. Como se proteger?
Mostramos algumas vezes aqui no blog Café e Informação que existem 1 bilhão e meio de websites na internet – aproximadamente 200 milhões ativos – e atualmente 4 milhões de domínios no Brasil.
O perfil do internauta brasileiro mudou bastante, principalmente em relação ao comércio eletrônico. O estudo Perfil do e-commerce brasileiro, feito pela BigData Corp. e o PayPal, mostrou expansão de 40% do e-commerce em um ano. Somente no primeiro semestre de 2018 o faturamento foi de 23,6 bilhões de reais, segundo a Webshoppers Ebit/Nielsen.
Assim, por conta das altas cifras envolvidas aumentaram também os riscos: a empresa de segurança digital Symantec informou que 60 milhões de brasileiros foram alvos de cibercrimes em 2017, o que gerou um prejuízo de 69 bilhões de reais naquele ano.
Diante desse quadro, como saber se um site é confiável o suficiente para disponibilizar seus dados pessoais e bancários? Saiba que o certificado SSL é uma boa proteção contra surpresas indesejáveis.
O que faz o SSL?
Você já percebeu que as URLs (ou endereços) de algumas páginas começam com “https://” ao invés de “http://”? O “s” adicional significa que o site é criptografado para evitar que as informações caiam em mãos erradas. Um site sem o “https://” está desprotegido contra a ação de hackers.
Quando você acessa um site com o certificado SSL, o navegador do seu computador, desktop ou smartphone vai se conectar com o servidor web, buscar o certificado e só depois disso fará o acesso para a página de maneira totalmente segura.
Google definiu o HTTPS como um sinal de classificação
Para promover a segurança na navegação de sites, o Google definiu o HTTPS em 2014 como fator de classificação nas buscas. Sendo assim, a página que possuir certificado SSL vai melhorar seu ranqueamento nas pesquisas da internet.
Ele também melhora os índices na taxa de rejeição de um site, um dos parâmetros que o Google utiliza para aferir a experiência do usuário na internet, já que a possibilidade de um internauta sair do site ao perceber que ele não é seguro é muito grande.
Como saber se um site tem certificado SSL?
É simples: a URL do site terá “https://” ao invés de “http://”. Outro indicador é o símbolo de um cadeado que vai aparecer antes do “https://”. Ao clicar no ícone, aparecerá a mensagem “a conexão é segura.”
Na Agência Lettera temos profissionais com experiência em desenvolvimento de sites e blogs para a web, além da criação de conteúdo através de técnicas de SEO. Todas as páginas desenvolvidas pela Lettera contam com o certificado SSL.