O aumento do número de internautas no Brasil e de dispositivos de acesso à internet mostra que, apesar da previsão de baixo crescimento da economia em 2019, os investimentos em Inteligência Analítica cresceram nas empresas. Sendo assim, vamos descobrir o que é marketing digital?
Uma recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou dados bem interessantes: em 2019, teremos 420 milhões de dispositivos como computadores, notebooks, tablets e smartphones em uso no país.
De acordo com este levantamento, o Brasil tem hoje mais de 1 smartphone por habitante (são 230 milhões de celulares). Logo, a soma do número de notebooks e tablets alcança a marca de 324 milhões de dispositivos portáteis em maio de 2019, ou seja, 1,6 para cada habitante.
Mesmo com a redução da previsão de avanço de economia brasileira para 0,7% este ano, os gastos com TI terminaram 2018 com um crescimento de 9,8%, de acordo com ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) com IDC. O número foi maior que a média mundial, que ficou em 6,7%.
Da mesma forma, o Brasil se manteve na 9º posição entre os países que mais investem em Tecnologia da Informação no mundo (entre software, hardware e serviços).
Mudança no perfil do consumidor
Já mencionamos no blog Café e Informação sobre a mudança no comportamento do consumidor na busca por informações ao adquirir um bem ou serviço na internet. Um estudo da Social Miner indicou que 75% das pessoas fazem pesquisas na internet antes de realizar uma compra.
O levantamento também indicou que, em relação às lojas físicas, 50% dos entrevistados realizam buscas online antes de adquirir um produto. A pesquisa ainda mostrou que 38% dos entrevistados desejam fazer pesquisa de preço, 22% procuram alguma informação sobre o produto e 10% querem saber a opinião de outros compradores. Começa a ficar mais fácil, assim, entender o que é marketing digital.
O Outbound Marketing x Inbound Marketing
Com tantos dados estatísticos relacionados à internet no Brasil, cresce cada vez mais o papel do Inbound Marketing (IM). É provável que você já tenha ouvido falar dele, mas ainda não sabe direito o que é.
Em primeiro lugar é importante destacar que o Inbound Marketing é diferente do Outbound Marketing (OM), que já existia antes do surgimento da internet e era, até então, a única ferramenta para divulgação de uma marca através de anúncios em jornais, revistas, comerciais de TV, banners, folhetos, outdoors, além do bom e velho boca a boca.
Além de ser um mecanismo, na maioria dos casos, com um custo muito mais alto se comparado ao Inbound Marketing, o Outbound também disponibilizava poucas métricas de desempenho das campanhas realizadas.
Se no Outbound Marketing a empresa vai atrás do cliente, no Inbound Marketing acontece o contrário: é o cliente que encontra a empresa.
Como é a atuação do Inbound Marketing?
A área de atuação do Inbound Marketing é a internet. É através da web que ele consegue obter informações preciosas que o ajudam no processo de formação de uma marca atraente e com autoridade para os clientes.
Para começo de conversa, é importante lembrar que existem aproximadamente 1 bilhão e meio de websites na internet, sendo que 200 milhões estão ativos – no Brasil são mais de 4 milhões de domínios. Diante de um número astronômico, como é possível ter sucesso com Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é composto basicamente de 5 etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.
Em primeiro lugar, é necessário disponibilizar conteúdo relevante que agregue valor à marca. Para isto, são necessários estudos técnicos para personificar um modelo aproximado de consumidor (também chamado de “persona”). Esta é uma ferramenta que vai identificar qual é a necessidade ou o “problema” que precisa ser solucionado.
Também é importante que o conteúdo seja criado através de análises de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), ou seja, com técnicas para melhorar o ranqueamento do conteúdo para que seja encontrado com mais facilidade nas ferramentas de buscas da internet, como no Google, por exemplo.
O investimento é cada vez maior em sites, blogs, vlogs e páginas nas mais diversas redes sociais para atrair consumidores.
O portal Search Engine Land estima que as empresas vão investir até US$ 79 bilhões em SEO até 2020 para gerar mais vendas.
Estreitar relacionamento com futuros consumidores
À medida que o site e as páginas nas redes sociais começam a receber muitas visitas, é preciso pensar no segundo passo: a conversão ou lead, ou seja, em como aumentar o interesse no produto ou serviço.
A captação de leads ocorre quando os dados de visitantes são obtidos através do preenchimento de formulários de contato. Para consegui-los, é possível oferecer brindes como e-books, webinars, podcasts em troca destas informações.
Com estes dados, é possível se relacionar de maneira mais direta e eficaz com um possível cliente através de newsletters semanais, por exemplo, com novidades e informações relacionadas à marca, produto ou serviço.
Com um relacionamento mais próximo aumentam as chances de fechar um negócio.
A inteligência Analítica
O Inbound Marketing não termina com o pós-venda. Desde o primeiro passo (atração) até o último, todo o processo é composto de diversas análises técnicas.
Várias ferramentas ajudam a aferir o comportamento do internauta. Entre as métricas para um site, blog ou página em rede social, é possível ver a quantidade de visitas, tempo médio de permanência de usuário no site, quantas páginas são vistas, os envolvimentos de postagens, se é um novo usuário ou se ele está retornando, o CAC (Custo de Aquisição do Cliente), ROI (Retorno Sobre o Investimento), a taxa de conversão, entre outros.
Para se ter uma idéia, a Inteligência Analítica (BI – Business Intelligence and Analytics) representa boa parte dos lucros de fabricantes de software como a IBM, Oracle, Qlik, SAP, TOTVS, Microsoft que lideram este segmento com 92% do mercado.
Com fôlego para trilhar um caminho maior de crescimento, vimos as inúmeras oportunidades e importância do marketing pela internet.
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