O Google Ads, que antes se chamava Google Adwords, é um serviço de publicidade do Google que consiste em campanhas pagas através de links patrocinados para trazer cada vez mais visitantes para o seu site. Apesar de muita gente ter ouvido falar dele, a maioria desconhece como ele funciona. Para começar, que tal ver alguns números – e efeitos – que este serviço causa na economia e entender melhor o que é o Google Ads?
Links patrocinados ajudaram a movimentar 41 bilhões de reais no Brasil
Antes de falar como funciona o Google Ads, vamos falar de números: Um relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil mostrou que as ferramentas de publicidade deles movimentou 41 bilhões de reais em atividades econômicas no Brasil.
O relatório apresentado mostra que esta soma se deve ao impacto causado por campanhas realizadas principalmente no Google Ads e o AdSense (um exemplo disso é quem publica conteúdo no seu site ou blog e deseja disponibilizar publicidade na própria página).
O empreendedor pode ganhar até R$ 12 para cada real investido
Segundo Hal Varian, economista-chefe do Google, para cada R$ 1 investido pelo empreendedor em campanhas no Ads é possível ter lucros entre R$ 5,75 e até R$ 12,50.
O Google no Brasil atende cerca de 60 mil empresas e organizações que pagaram para ver seus anúncios aparecerem com destaque na plataforma de buscas.
Campanhas com links patrocinados geram retorno, como é o caso de lojas físicas no setor do varejo que passaram a vender mais também através da internet. O faturamento cresceu 12% em 2018 se comparado ao ano anterior, o que indica um investimento pesado em presença online. A pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen mostrou que os ganhos foram de aproximadamente 27 bilhões de reais.
Mudança no perfil do consumidor brasileiro na internet
A mudança no perfil do consumidor brasileiro na internet estimula o investimento em posicionamento online. Mostramos em post anterior no blog Café e Informação que um estudo da Social Miner indicou que 75% das pessoas fazem pesquisas na internet antes de realizar uma compra.
O levantamento também mostrou que, em relação às lojas físicas, 50% dos entrevistados realizam buscas online antes de adquirir um produto.
Entre as principais motivações dos entrevistados, 38% disseram fazer pesquisa de preço, 22% procuram alguma informação sobre o produto e 10% querem saber a opinião de outros compradores.
Como funciona o Google Ads?
Chegou a hora que você tanto esperava. Vamos mostrar passo a passo como funciona o Google Ads:
1 – Crie uma conta no Google
Se não tiver uma conta do Google, é obrigatório criar uma para poder monitorar todas as funcionalidades que o serviço oferece, como é o caso do Google Analytics, que disponibiliza todas as informações relacionadas aos visitantes do site ou blog.
2 – Acesse o Google Adword
Em seguida, digite https://adwords.google.com e clique em Comece agora/Get started now. Você vai precisar se inscrever no Adword colocando o nome do site e outros dados relevantes. É possível também fazer uma chamada gratuita ao suporte no número 0800 727 8943.
3 – Selecione o seu objetivo
O tipo de anúncio tem como alvo o resultado que se deseja alcançar, seja para receber mais chamadas na sua empresa, atrair mais visitantes para a loja física ou ter mais acessos ao seu site ou blog.
4 – Escolha o alcance geográfico do seu anúncio
Você pode selecionar o raio de alcance do seu anúncio dentro de uma distância delimitada próximo à sua empresa, em cidades, regiões e outros países dependendo do quem deseja atingir.
5 – Crie a mensagem
Através de três frases você pode dizer qual é a mensagem que melhor define a sua empresa, além de agregar imagens para criar banners de anúncios.
6 – Orçamento
Engana-se quem pensa que é preciso gastar muito para anunciar no Google Ads. Você é quem vai definir o valor do orçamento mensal e com base nisso serão disponibilizados simulações de resultados com base no que você quer gastar. É importante lembrar que você só paga se clicarem no link e visitarem o seu site.
Anunciar no Google Ads, portanto, é algo que cabe perfeitamente no seu orçamento. Aqui na Agência Lettera, também realizamos o planejamento de links patrocinados no Ads através de uma estratégia de inbound marketing para impulsionar, atrair e se relacionar com os visitantes do seu site.